Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

RELATÓRIO

O juiz da causa assim relatou a controvérsia e os eventos ocorridos até o julgamento do feito:

Trata-se de ação mandamental ajuizada por RIO BRANCO COMERCIO E INDUSTRIA DE PAPEIS LTDA em face do Delegado da Receita Federal do Brasil - UNIÃO - FAZENDA NACIONAL - Florianópolis,em que pretende, em pedido liminar, a suspensão da exigibilidade do IRPJ e da CSLL sobre o montante correspondente aos créditos presumidos de ICMS outorgados pelos Estados da Federação. Como pedido principal requer lhe seja assegurado seu direito de:

"d.1) não se sujeitar ao recolhimento do IRPJ e da CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS, afastando-se as disposições da Lei n.º 14.789/23; e; 

d.2) compensar os valores tributados indenvidamente desde a entrada em vigor da Lei n.º 14.789/23 (MP n.º 1.185/23), relacionados à inclusão dos créditos presumidos de ICMS na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, na forma do art. 73 e 74 da Lei n.º 9.430/96, com quaisquer tributos arrecadados e administrados pela Receita Federal do Brasil, aplicando-se, desde os recolhimentos indevidos, os juros SELIC previstos no art. 39, §4º, da Lei n.º 9.250/95, bem como sejam autorizadas medidas necessárias de registro na escrita fiscal."

Indeferido o pedido de liminar no (evento 11, DESPADEC1).

A Procuradoria da Fazenda Nacional requereu o ingresso no feito no evento 16, PET1

Notificada, a autoridade impetrada apresentou informações no evento 18, INF_MSEG1. No mérito arguiu que a contar de 01/01/2024 todas as receitas decorrentes dos incentivos e dos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais de ICMS passaram a ser tributadas pelo IRPJ, pela CSLL e pelas contribuições PIS e COFINS, tendo em vista a MP nº 1.185/2023 e a Lei nº 14.789/2023 terem revogado o art. 30 da Lei nº 12.973/2014, o inciso X do § 3º do art. 1º da Lei nº 10.637/2002 e o inciso IX do § 3º do art. 1º da Lei nº 10.833/2003; que há a possibilidade de a pessoa jurídica tributada pelo lucro real obter crédito fiscal relacionado à incidência do IRPJ sobre essas receitas, desde que cumpridos os requisitos e os procedimentos previstos na Lei nº 14.789/2023; que as regras de exclusão tributária aplicáveis aos fatos geradores ocorridos até 31/12/2023, permanecem sendo aquelas estabelecidas no art. 30 da Lei nº 12.973/2014 (com as alterações implementadas pela Lei Complementar nº 160/2017), no inciso X do § 3º do art. 1º da Lei nº 10.637/2002 e no inciso IX do § 3º do art. 1º da Lei nº 10.833/2003. Sustentou ainda sobre a necessidade de trânsito em julgado para a compensação e seus limites. Ao final pugnou pela denegação da segurança.

O Ministério Público Federal, com vista dos autos, entendeu inexistente interesse público a justificar sua intervenção no feito - evento 24, MANIF_MPF1.

Vieram os autos conclusos para prolação da sentença.

Ao final (Evento 26, SENT1), o mandado de segurança foi julgado nos seguintes termos:

Ante o exposto, CONCEDO EM PARTE A SEGURANÇA, resolvendo o mérito com fundamento no art. 487, I do CPC, para:

1) declarar o direito da impetrante de não sujeitar à tributação de IRPJ e CSLL os créditos presumidos de ICMS, concedidos pelos Estados, sem a exigência dos requisitos dispostos no art. 30 da Lei 12.973/14, alterações da LC nº 160/2017 e Lei nº 14.789/2023, conforme a fundamentação;

2) declarar o direito da impetrante de não sujeitar à tributação de IRPJ e CSLL tão somente os créditos presumidos de ICMS que superem os efetivos créditos de ICMS substituídos, sem a exigência dos requisitos dispostos no art. 30 da Lei 12.973/14, com alterações da LC nº 160/2017, e na Lei nº 14.789/2023.

3) reconhecer o direito da impetrante de compensar os valores que foram indevidamente recolhidos a tal título, no período não atingido pela prescrição quinquenal, inclusive no decorrer deste mandamus (art. 323, CPC), atualizados pela SELIC, na forma da fundamentação;

O procedimento de compensação será controlado pela Receita Federal do Brasil e somente terá início após o trânsito em julgado do presente provimento (art. 170-A, do CTN).

Custas pela União, em ressarcimento.

Honorários advocatícios incabíveis, a teor das Súmulas nº105- STJ e nº 512-STF e do art. 25 da Lei nº 12.016/2009.

Na hipótese de interposição de recurso de apelação, intime-se a parte contrária para apresentar contrarrazões e, após, remetam-se os autos ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, nos termos do art. 1.010 do CPC.

Suscitada em contrarrazões questão resolvida na fase de conhecimento, intime-se o apelante para, em 15 (quinze) dias, querendo, manifestar-se a respeito, a teor do art. 1.009, §2°, do CPC.

Sentença sujeita a reexame necessário (art. 14, § 1º, da Lei nº 12.016/2009).

Foram rejeitados os embargos de declaração interpostos pela impetrante (Evento 44, SENT1).

Apelaram as partes. Em suas razões recursais (Evento 38, APELAÇÃO1), a União alega que (a) Em primeiro lugar, importante ressaltar que, apesar de o julgamento do ERESP 1.517.492 ter sido proferido pela Primeira Seção do STJ, por ser o órgão competente para decidir sobre embargos de divergência, tal julgamento não se deu pela sistemática dos recursos repetitivos, de modo que não possui o efeito vinculante característico destes; (b) Ademais, o julgamento do ERESP 1.517.492/PR foi proferido dentro de outro contexto normativo, em que não vigiam as alterações implementadas no art. 30, da Lei 12.973/2014 por meio da LC 160/2017. Tal mudança de cenário, como se verá mais adiante, tem impacto no tratamento do crédito presumido de ICMS. Significa dizer: a discussão nestes autos não é a mesma daquela analisada no EREsp 1.517.492/PR. Ou seja, naquela oportunidade não foi apreciado o artigo 30 da Lei 12.973/14; (c) Não há razão plausível para se invocar a imunidade tributária recíproca para afastar o cômputo dos valores a título de crédito presumido de ICMS - incentivo no somatório de receitas tributáveis das empresas, quer pelo IRPJ, quer pela CSLL, pela singela razão de que tais valores, quando concedidos pelos Estados ou pelo Distrito Federal aos seus contribuintes, integram-se somente ao patrimônio destes últimos, sem nunca terem sequer transitado pelo patrimônio dos próprios Estados ou do Distrito Federal; (d) Em síntese, o fato de que a base de cálculo do IRPJ e da CSLL pode aumentar em decorrência de uma renúncia de receitas decidida por um Estado-membro ou pelo Distrito Federal, face à concessão de um crédito presumido de ICMS – incentivo, é justamente apenas um fato econômico. Assim, não há substrato jurídico que autorize concluir que o aumento de receitas e, possivelmente, do lucro tributável, mesmo que decorrente em parte da concessão de benefícios fiscais concedidos por Estados, pelo Distrito Federal ou por Municípios, não possa ser tributado pelo IRPJ e pela CSLL; (e) Ora, se a cada benefício fiscal concedido no âmbito do ICMS automaticamente vier a ser estendido para a base de tributação do IRPJ e da CSLL, a União é que estará sofrendo uma limitação de sua competência, pois não será mais ela quem estará decidindo quais são os benefícios fiscais cabíveis para esses tributos de sua competência, mas, sim, os Estadosmembros e o Distrito Federal; (f)  Ao contrário do que se afirmou no STJ, não há competição indireta entre a União e os Estados-membros quando aquela simplesmente tributa receitas adicionais recebidas por algumas empresas a título de lucro – pois, como já demonstrado acima, as receitas são justamente a grandeza de que se parte para se chegar ao lucro tributável. Competição – e direta – existe, isto sim, entre os próprios Estados-membros e o Distrito Federal quando instituem incentivos fiscais ao arrepio das normas constitucionais, desrespeitando a Lei Complementar 24/1975; (g) Não há como, frente ao art. 151, inc. I, da Constituição Federal, admitir-se que cada um dos Estados possa impor automaticamente à União o reflexo de eventual benefício fiscal que cada Estado, isoladamente, tenha concedido no âmbito do ICMS. Isso é que, bem ao contrário do que decidiu o STJ, afronta o princípio federativo; (h) A prevalecer o entendimento do STJ aqui tantas vezes mencionado, considerando que a cada concessão de crédito presumido de ICMS – incentivo deve ser excluído o seu valor também da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, na prática, está-se admitindo uma espécie de isenção para tributos de competência da União por critérios de decisão única e exclusivamente dos Estados membros ou do Distrito Federal, o que, inquestionavelmente, contraria o art. 151, inc. III, da Constituição Federal; (i) Em síntese, data maxima venia, não está correto argumentar que a exclusão do crédito presumido de ICMS – incentivo da base de cálculo do IRPJ e da CSLL seja critério direcionado a produtos da cesta básica, visto que, ao revés, direciona-se a toda e qualquer mercadoria, inclusive as supérfluas, como também, de qualquer sorte, não é verdadeiro que qualquer benefício fiscal de ICMS acarrete a redução dos preços das mercadorias; (j) Ademais, o entendimento consagrado pela E. 1ª Seção do STJ também confronta especificamente o disposto no art. 153, § 2º, I, da Constituição Federal, se colocando em frontal contradição aos princípios constitucionais da GENERALIDADE e da UNIVERSALIDADE previstos em particular para o IRPJ, bem como da SOLIDARIEDADE, no que tange à CSLL (art. 195, CF); (l) Em síntese, pode-se dizer que os créditos presumidos de ICMS – incentivo, em geral, devem ser considerados subvenções de custeio e receber o tratamento de receitas que, portanto, no caso de pessoas jurídicas sujeitas ao lucro real, se somam às demais que compõem o chamado lucro operacional. Nos casos, contudo, de créditos presumidos de ICMS – incentivo que sejam concedidos mediante a exigência de contrapartidas relativas à implantação ou à expansão de empreendimentos econômicos e desde que preenchidos os demais requisitos do art. 30 da Lei 12.973/2014, devem ser considerados subvenções para investimento e o valor correspondente não deve ser acrescido ao lucro tributável, não integrando, pois, a base de cálculo, quer do IRPJ, quer da CSLL; (m) Para que houvesse alguma chance de procedência para a demanda, indispensável que a parte autora demonstrasse que, mesmo preenchendo todos os requisitos insculpidos no art. 30 da Lei 12.973/2014, a Receita Federal estaria negando o seu direito a não incluir o valor do crédito presumido de ICMS – incentivo na base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Em não sendo feita essa demonstração, como referido no parágrafo imediatamente precedente, ou a parte autora é carecedora de ação por falta de interesse de agir, ou a ação merece ser julgada improcedente por falta de amparo legal; (n) No caso dos autos, a autorização legal para exclusão dos créditos presumidos de ICMS foi revogada pelo novo regime de apuração de créditos inaugurado pela Lei 14.789/2023. Em substituição à autorização de exclusão, o contribuinte poderá utilizar o crédito presumido para apurar o crédito fiscal previsto na Lei 14.789/2023, desde que atendidos seus requisitos; (o) O novo modelo de benefício, em substituição à possibilidade de exclusão, autoriza a apuração de crédito fiscal pela pessoa jurídica beneficiária de subvenção para investimento, observados determinados requisitos e procedimentos expressamente discriminados na Medida Provisória 1.185/2023 (convertida na Lei 14.789/2023). Essa sistemática inova e traz uma vantagem ao possibilitar o ressarcimento em dinheiro do crédito fiscal apurado, além de permitir utilizá-lo para compensação com débitos próprios, vincendos ou vencidos, relativos a tributos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, conforme dispõe o art. 9º11 . Além disso, o novo modelo não exigirá contrapartidas relacionadas ao registro da subvenção em reserva de lucros e sua utilização apenas para absorção de prejuízos ou aumento do capital social, de modo que foi extinta a antiga vedação de distribuição de lucros e dividendos com o valor das subvenções; (p) a substituição do benefício fiscal operacionalizado por meio de exclusão da base de cálculo por um benefício concedido mediante crédito fiscal, teve por objetivo o alinhamento do Brasil às Regras GloBE (IIR – Income Inclusion Rule e UTPR – Undertaxed Profit Rule), proposta pelo OCDE/G20 Inclusive Framework; (q) Não há, enfim, por parte da União, qualquer interferência na decisão de conceder esses incentivos, e muito menos no valor recolhido aos cofres estaduais, cabendo aqui esclarecer que a mera eficácia de um benefício estadual não pode ser usada como argumento para afastar a incidência tributária constitucional e legalmente prevista.

A impetrante (Evento 55, APELAÇÃO1), por sua vez assevera que (a) ao limitar a exclusão do crédito presumido de ICMS da apuração do IRPJ e da CSLL, a r. sentença ora apelada parte de premissa equivocada, além disso, ao não esclarecer que a presente demanda versa somente sobre a Lei nº 14.789/2023, o pronunciamento judicial acaba por ultrapassar os limites do pedido formulado na inicial - razão pela qual, merece a devida reforma por este E. Tribunal, conforme se demonstrará nos tópicos a seguir; (b)  Com efeito, apesar da fundamentação e do dipositivo da r. sentença terem afastado as disposições da Lei nº 14.789/2023, inclusive no sentido de que, a despeito da novel legislação, não houve qualquer modificação no cenário jurídico definido pelo C. STJ, verifica-se que o dispositivo da r. sentença menciona a legislação anterior, qual seja, o art. 30 da Lei 12.973/14. Entretanto, o objeto do presente mandamus diz respeito somente às disposições da Lei nº 14.789/23, resultado da conversão da MP nº 1.185/23, que passou a produzir efeitos em 1º de janeiro de 2024. Isso porque a legislação anterior, relacionada ao art. 30 da Lei 12.973/14, já está sendo debatida pela Apelante em outros autos (processo nº 5007171-72.2023.4.04.7208); (c) Com isso, o vicío incorrido pela sentença, a saber: o julgamento ultra petita, – que ultrapassa os limites dos pedidos formulados na inicial – não foi devidamente sanado na 1ª Instância, em clara violação ao art. 141 do CPC, devendo ser corrigido por este E. TRF4, de modo que faça constar exclusivamente o afastamento das disposições da Lei nº 14.789/2023; (d) ao limitar essa exclusão à parcela do crédito presumido que exceder os créditos efetivos de ICMS renunciados, a r. sentença ora apelada impôs restrição indevida e juridicamente infundada ao alcance da decisão do C. STJ; (e) ao condicionar a exclusão da incidência dos mencionados tributos sobre o crédito presumido, limitando-se ao valor que supera os créditos comuns renunciados, o Juízo a quo parte de uma premissa contábil incorreta, presumindo que a renúncia ao crédito comum implicaria aumento de despesa e consequente redução do lucro, em prejuízo às receitas da União; (f) Portanto, ao contrário do que fundamentado na r. sentença, a renúncia ao crédito comum não implica em aumento de despesa. Já a concessão do crédito presumido, por sua vez, aumenta diretamente a receita da Apelante, impactando a base tributável do IRPJ e da CSLL. Ocorre que a tributação de tais valores viola o pacto federativo, anulando os efeitos do benefício fiscal concedido pelo Estado; (g) Portanto, sedimentou-se o entendimento de que todo o crédito presumido de ICMS não integra a base de cálculo do IRPJ e do CSLL, independentemente do cumprimento de quaisquer requisitos previstos em lei, por ser flagrante a violação ao pacto federativo assegurado pelos artigos 1º e 60, § 4º, I, da CF e ao conceito de renda.

Ao fim, formula os seguintes pedidos:

Diante do exposto, requer, preliminarmente, o provimento do presente recurso para a adequação do pronunciamento judicial por este E. TRF4, a fim de que seja integrado o dispositivo da r. sentença, para que conste tão somente o afastamento dos requisitos da Lei nº 14.789/2023, nos termos do art. 1.013, II, do CPC.

Sem prejuízo, requer o provimento do presente recurso de apelação para a reforma parcial da sentença, a fim de que seja declarado o direito da Apelante de excluir a integralidade dos créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, concedendo-se a segurança integralmente.

Com resposta das partes, vieram os autos a este Tribunal.

O Ministério Público Federal não se manifestou sobre o mérito do mandamus.

É o relatório.

VOTO

1. Admissibilidade

Cabe conhecer das apelações, por serem os recursos próprios ao caso, e se apresentarem formalmente regulares e tempestivos.

A remessa necessária, por sua vez, também é de ser admitida, por se tratar de sentença concessiva - em parte - de mandado de segurança,  nos termos do art. 14, §1º, da Lei 12.016, de 2009.

2. Mandado de segurança preventivo e cognição judicial

Cabe assentar que se trata aqui de mandado de segurança preventivo, voltado contra ameaça a direito do impetrante, de modo que é despropositado haver cognição judicial a respeito dos benefícios fiscais efetivamente usufruídos pelo impetrante, o que exigiria mesmo dilação probatória, cabendo ao órgão julgador, por conseguinte, limitar-se a expedir comando genérico que afaste a ameaça alegada pelo impetrante. Esse comando, todavia, não elimina a atuação fiscalizatória da Receita Federal, prevista no artigo 142 do Código Tributário Nacional (CTN), que poderá efetivar lançamento contra o contribuinte, caso adote conduta tributariamente incompatível com o comando judicial. Tal orientação, de resto, foi chancelada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do Tema Repetitivo 1.182, in verbis: "... não obsta a Receita Federal de proceder ao lançamento do IRPJ e da CSSL se, em procedimento fiscalizatório, for verificado..." (REsp nº 1.945.110/RS, Ementa, Tese nº 3).

3. Sentença extra petita

Em exordial, a impetrante pediu fosse assegurado  o direito de não se sujeitar ao recolhimento do IRPJ e da CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS, afastando-se as disposições da Lei nº 14.789/23.

O juiz da causa, por sua vez, concedeu em parte o mandado de segurança para declarar o direito da impetrante de não sujeitar à tributação de IRPJ e CSLL os créditos presumidos de ICMS, concedidos pelos Estados, sem a exigência dos requisitos dispostos no art. 30 da Lei 12.973/14, alterações da LC nº 160/2017 e Lei nº 14.789/2023

A sentença, portanto, no que tratou do período anterior à vigência da Lei 14.789, de 2023 (quando estava em vigor o art. 30 da Lei 12.973/14) , é extra petita, impondo-se a glosa do decisum. No ponto, é de ser dado provimento à apelação da impetrante e à remessa necessária, ficando prejudicada a apelação da União, no que tratou da questão.

4. Exame do caso

É communis opinio na doutrina e na jurisprudência  que não cabe mandado de segurança contra lei em tese (Supremo Tribunal Federal — STF, Súmula 266), a não ser que da própria lei, por auto-aplicável,  decorram efeitos concretos e danosos aos administrados, como na hipótese das leis proibitivas ou das leis impositivas de gravames sob pena de sanções — caso  daquelas que instituem ou majoram tributos. Desse modo, se o administrado faz o que a lei proibitiva lhe veda,  ele poderá sofrer as sanções nela previstas; se não recolhe o tributo instituído pela lei tributária do mesmo modo sofrerá  as sanções previstas na legislação tributária.

Aqui, diferentemente, tratando-se a Lei nº 14.789, de 2023,  de uma lei que institui um novo regime jurídico, e, além disso, de uma lei permissiva, do fato de seguir o esquema normativo não advirá ao impetrante nenhum prejuízo, pelo contrário, terá benefício. E do fato de simplesmente desconsiderar a lei, nenhum prejuízo terá o impetrante, como também nenhum benefício terá. Confira-se:

Art. 1º A pessoa jurídica tributada pelo lucro real que receber subvenção da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para implantar ou expandir empreendimento econômico poderá apurar crédito fiscal de subvenção para investimento, observado o disposto nesta Lei.

(...)

Art. 3º Poderá ser beneficiária do crédito fiscal de subvenção para investimento a pessoa jurídica habilitada pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

(...)

Art. 6º A pessoa jurídica habilitada poderá apurar crédito fiscal de subvenção para investimento, que corresponderá ao produto das receitas de subvenção e da alíquota de 25% (vinte e cinco por cento) relativa ao IRPJ.

Parágrafo único. O crédito fiscal deverá ser apurado na Escrituração Contábil Fiscal (ECF) relativa ao período de apuração de reconhecimento das receitas de subvenção.

(...)

Art. 9º O crédito fiscal de subvenção para investimento devidamente apurado e informado à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil poderá ser objeto de:

I - compensação com débitos próprios, vincendos ou vencidos, relativos a tributos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, observada a legislação específica; ou

II - ressarcimento em dinheiro.

Art. 10. O pedido de ressarcimento e a declaração de compensação relativos ao crédito fiscal serão recepcionados após o reconhecimento das receitas de subvenção para fins de tributação.

Parágrafo único. Na hipótese de o crédito fiscal não ter sido objeto de compensação, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil efetuará o seu ressarcimento no vigésimo quarto mês, contado dos termos iniciais de que trata o caput deste artigo.

Art. 11. O valor do crédito fiscal não será computado na base de cálculo do IRPJ, da CSLL, da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Contribuição para o PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

(...)

Em seu arrazoado, ataca o impetrante o novo regime jurídico instituído pela Lei nº 14.789, de 2023, alegando que os créditos presumidos de ICMS não constituem renda e que a lei impugnada padece de inconstitucionalidade formal e  viola o pacto federativo e a segurança jurídica. Ocorre que a Lei nº 14.789, de 2023, não é exatamente uma lei tributária,  mas uma lei que institui privilégio financeiro em favor dos seus beneficiários.  Explica RICARDO LOBO TORRES:

Os privilégios tributários, que operam na vertente da receita, estão em simetria e podem ser convertidos em privilégios financeiros, a gravar a despesa pública. A diferença entre eles é apenas jurídico-formal. A verdade é que a receita e a despesas são entes de relação, existindo cada qual em função do outro, donde resulta que tanto faz diminuir-se a receita, pela isenção ou dedução, como aumentar-se a despesa, pela restituição ou subvenção, que a mesma consequência financeira será obtida (TORRES, R. L. Tratado de Direito Constitucional, Financeiro e Tributário - vol. V. 3ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008, p. 320).

A diferença entre os privilégios tributários e os privilégios financeiros é que estes últimos são mais transparentes e eficientes que aqueles, permitindo o controle não só do Poder Público, mas também dos cidadãos mediante ação popular (Constituição da República Federativa do Brasil — CRFB, artigo 5º, LXXIII). A maior transparência dos privilégios financeiros, em comparação com a obscuridade dos privilégios tributários, segundo o mesmo LOBO TORRES, é que vai permitir a identificação daqueles que se revelem odiosos e portanto ilegítimos (op. e loc. cits).

Ora, o revogado regime jurídico instituído pelo artigo 30 da Lei nº 12.973, de 2014, estabelecia um privilégio tributário,  não transparente e não eficiente,  e portanto em conflito com os princípios constitucionais da publicidade e da eficiência (CRFB, art. 37), de modo que foi com razão e não sem tempo substituído pelo vigente regime jurídico da Lei nº 14.789, de 2023, ora impugnado, o qual institui um privilégio financeiro, portanto transparente e mais eficiente, imputável à despesa pública.

A Lei nº 14.789, de 2023, não surgiu feito um raio  num céu azul, pois foi prenunciada pela Emenda Constitucional (EC) nº 109, de 15 de março de 2021, no que determinou a transparência e  a justificação dos incentivos e benefícios federais de natureza tributária,  conforme se vê do seu artigo 4º, especialmente §4:

Art. 4º O Presidente da República deve encaminhar ao Congresso Nacional, em até 6 (seis) meses após a promulgação desta Emenda Constitucional, plano de redução gradual de incentivos e benefícios federais de natureza tributária, acompanhado das correspondentes proposições legislativas e das estimativas dos respectivos impactos orçamentários e financeiros.

§ 1º As proposições legislativas a que se refere o caput devem propiciar, em conjunto, redução do montante total dos incentivos e benefícios referidos no caput deste artigo:

I - para o exercício em que forem encaminhadas, de pelo menos 10% (dez por cento), em termos anualizados, em relação aos incentivos e benefícios vigentes por ocasião da promulgação desta Emenda Constitucional;

II - de modo que esse montante, no prazo de até 8 (oito) anos, não ultrapasse 2% (dois por cento) do produto interno bruto.

§ 2º O disposto no caput deste artigo, bem como o atingimento das metas estabelecidas no § 1º deste artigo, não se aplica aos incentivos e benefícios:

I - estabelecidos com fundamento na alínea "d" do inciso III do caput e no parágrafo único do art. 146 da Constituição Federal;

II - concedidos a entidades sem fins lucrativos com fundamento na alínea "c" do inciso VI do caput do art. 150 e no § 7º do art. 195 da Constituição Federal;

III - concedidos aos programas de que trata a alínea "c" do inciso I do caput do art. 159 da Constituição Federal;

IV - relativos ao regime especial estabelecido nos termos do art. 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e às áreas de livre comércio e zonas francas estabelecidas na forma da lei;

IV - relativos ao regime especial estabelecido nos termos do art. 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, às áreas de livre comércio e zonas francas e à política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação e para o setor de semicondutores, na forma da lei;       (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 121, de 2022)

V - relacionados aos produtos que compõem a cesta básica; e

VI - concedidos aos programas estabelecidos em lei destinados à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de cursos superiores em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos.

§ 3º Para efeitos deste artigo, considera-se incentivo ou benefício de natureza tributária aquele assim definido na mais recente publicação do demonstrativo a que se refere o § 6º do art. 165 da Constituição Federal.

§ 4º Lei complementar tratará de:

I - critérios objetivos, metas de desempenho e procedimentos para a concessão e a alteração de incentivo ou benefício de natureza tributária, financeira ou creditícia para pessoas jurídicas do qual decorra diminuição de receita ou aumento de despesa;

II - regras para a avaliação periódica obrigatória dos impactos econômicosociais dos incentivos ou benefícios de que trata o inciso I deste parágrafo, com divulgação irrestrita dos respectivos resultados;

III - redução gradual de incentivos fiscais federais de natureza tributária, sem prejuízo do plano emergencial de que trata o caput deste artigo.

Daí se segue que não prospera o mandado de segurança preventivo ora impetrado,  seja porque da Lei nº 14.789, de 2023,  não decorre nenhuma ameaça a direito do impetrante — voltando-se ele portanto contra lei em tese —, seja porque legítima a revogação, por essa lei, do regime jurídico dos benefícios fiscais de ICMS em relação ao IRPJ e à CSLL, tal como constava do artigo 30 da Lei nº 12.973, de 2014, visto que há muito consolidado o entendimento de que não existe direito adquirido a regime jurídico instituído por lei (cf. Supremo Tribunal Federal — STF, RE 144.756, Tribunal Pleno, rel. Min. Moreira Alves, DJ de 18/03/1994).

5. Conclusão

Em conclusão,  é de ser denegado o presente mandado de segurança preventivo.

6. Dispositivo

Ante o exposto, voto por dar parcial provimento  à apelação da impetrante e dar provimento à apelação da União e à remessa necessária.



Documento eletrônico assinado por RÔMULO PIZZOLATTI, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://verificar.trf4.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 40005517909v6 e do código CRC feaa8f44.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): RÔMULO PIZZOLATTI
Data e Hora: 20/03/2026, às 19:30:30

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:40005661451
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300, 7º Andar - Bairro: Praia de Belas - CEP: 90010-395 - Fone: (51)3213- 3172 - www.trf4.jus.br - Email: gvandre@trf4.jus.br

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

VOTO DIVERGENTE

Acompanho o relator no tópico 3 do voto (Sentença extra petita).

Quanto ao tópico 4 (Exame do caso), com a devida vênia, vou divergir.

1 - Cabimento do Mandado de Segurança

O art. 1º, caput, da Lei nº 12.016, de 2009, estabelece o cabimento do mandado de segurança para a proteção de direito líquido e certo "sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade".

No caso dos autos, a parte impetrou mandado de segurança preventivo, demonstrando justo receio de que, a partir da vigência da Lei 14.789, de 2023, seja compelida a incluir na base de cálculo do IRPJ e da CSLL os benefícios fiscais de créditos presumidos de ICMS.

O justo receio, decorrente dos posicionamentos da Receita Federal do Brasil a respeito da matéria, é confirmado pelas informações prestadas pela autoridade impetrada, segundo a qual "a partir de 01/01/2024, as receitas decorrentes dos incentivos e dos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais relativos ao ICMS passam a ser tributadas pelo IRPJ, pela CSLL (...) " (evento 18, INF_MSEG1). 

Em síntese, há manifestação da autoridade fiscal quanto à exigência do tributo em discussão, não havendo que se falar em impetração contra lei em tese.

2. Exclusão de créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL

2.1 Créditos presumidos de ICMS "incentivo"

No julgamento dos EREsp. n. 1.517.492/PR (Ministra Regina Helena Costa, DJe 01/02/2018), o Superior Tribunal de Justiça decidiu que os créditos presumidos de ICMS não podem integrar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Isso porque os créditos presumidos de ICMS correspondem a incentivos fiscais, implicando renúncia de receita dos Estados. Assim, ao considerar os créditos presumidos de ICMS como lucro do contribuinte e submetê-los à incidência do IRPJ e da CSLL, a União estaria frustrando, ou reduzindo, o benefício fiscal legitimamente outorgado pelos Estados, em violação ao princípio do Pacto Federativo (art. 150, VI, "a", da CF/88).

Por esse motivo, os créditos presumidos de ICMS que se caracterizem como renúncia de receita dos Estados federados (créditos presumidos de ICMS - "incentivo", concedidos em adição aos créditos ordinários de ICMS), não devem integrar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

2.2 Créditos presumidos de ICMS "substitutivos"

No mesmo julgamento (EREsp. n. 1.517.492/PR), contudo, o Superior Tribunal de Justiça não se manifestou a respeito do fato de que, em determinados casos, os créditos presumidos de ICMS, ao invés de serem concedidos pelos Estados em adição aos créditos ordinários de ICMS decorrentes da não cumulatividade — hipótese em que a integralidade dos créditos constitui renúncia de receita estatal —, são concedidos em substituição aos créditos ordinários, à opção do contribuinte (créditos presumidos de ICMS "substitutivos").

Nesses casos, a legislação estadual prevê regimes especiais (Tratamento Tributário Diferenciado) nos quais o contribuinte opta por renunciar aos créditos ordinários de ICMS — que não correspondem a um incentivo fiscal, mas à própria concretização do princípio constitucional da não cumulatividade — e, em contrapartida, recebe créditos presumidos de ICMS "substitutivos".

Os créditos presumidos de ICMS "substitutivos" não podem ser integralmente considerados como renúncia de receita do Estado, pois o valor do crédito substitutivo correspondente ao crédito ordinário de ICMS que seria disponibilizado ao contribuinte independentemente da opção pelo recebimento dos créditos presumidos, em decorrência da própria sistemática do princípio da não cumulatividade do tributo estadual, não configurando benefício fiscal. Por isso, somente a parcela dos créditos presumidos de ICMS "substitutivos" que exceda o valor dos créditos ordinários de ICMS é que pode ser considerada como renúncia de receita do Estado federado e, por isso, crédito presumido de ICMS "incentivo", passível de exclusão da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, na linha do que restou decidido no EREsp. n. 1.517.492/PR.

Em outras palavras, os créditos presumidos de ICMS "substituição", até o montante corresponde aos créditos ordinários que poderiam ser aproveitados, não representam renúncia de receitas por parte do Estado, tendo em vista a sua atuação em substituição aos créditos escriturais de ICMS que decorrem da própria não cumulatividade, e que não são tributados pelo IRPJ e pela CSLL.

Por outro lado, naquilo que exceder a parcela substituída dos créditos ordinários de ICMS, a exclusão dos referidos créditos substitutivos da base de cálculo do IRPJ e da CSLL é possível, passando a ser considerados créditos presumidos "incentivo", representando renúncia de receita do Estado, que não pode ser tributada pela União, por violação ao princípio do Pacto Federativo.

Nesses casos, "para identificar o preciso valor do benefício outorgado pelo Estado Federado, extrai-se a parcela que representa a vantagem tributária concedida e que não pode ser afetada pela tributação da União. Sendo o benefício conferido em substituição aos créditos ordinários, a medida exata do que pode ser excluído da base de cálculo do IRPJ e da CSLL é a diferença positiva entre o que foi concedido ao contribuinte como crédito presumido pelo Estado Federado e o valor dos créditos relativos às operações de entrada que poderiam ser aproveitados". (TRF4, ApRemNec 5002638-28.2022.4.04.7201, 1ª Turma, Relator para Acórdão MARCELO DE NARDI, julgado em 21/05/2025).

No mesmo sentido, os seguintes julgados:

TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. BENEFÍCIO FISCAL DE CRÉDITO PRESUMIDO DE ICMS. EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E DA CSLL, DIFERENÇA POSITIVA ENTRE O CRÉDITO PRESUMIDO E O REGULAR APURADO PELAS OPERAÇÕES DE ENTRADA. 1. O estabelecimento de uma alíquota fixa de saída dos produtos da impetrante, com redução da tributação efetiva se comparada com a operação ordinária de encontro de créditos e débitos prevista para atendimento da não-cumulatividade do ICMS de extração constitucional (inciso I do parágrafo 2º do artigo 155 da Constituição). constitui benefício fiscal outorgado pelo Estado Federado que não pode ser tributado pela União. Precedentes. 2. Para identificar o preciso valor do benefício outorgado pelo Estado Federado, extrai-se a parcela que representa a vantagem tributária concedida e que não pode ser afetada pela tributação da União. Sendo o benefício conferido em substituição aos créditos ordinários, a medida exata do que pode ser excluído da base de cálculo do IRPJ e da CSLL é a diferença positiva entre o que foi concedido ao contribuinte como crédito presumido pelo Estado Federado e o valor dos créditos relativos às operações de entrada que poderiam ser aproveitados. (TRF4, ApRemNec 5004817-49.2024.4.04.7205, 1ª Turma, Relator para Acórdão MARCELO DE NARDI, julgado em 03/07/2025 pela sistemática do art. 942 do CPC)

TRIBUTÁRIO. CRÉDITOS PRESUMIDOS DE ICMS. EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ/CSLL. CRÉDITOS 'PRESUMIDOS' DE ICMS SUBSTITUTIVOS. HONORÁRIOS. 1. Os créditos de ICMS concedidos pelo Estado em substituição aos créditos ordinários somente são considerados créditos presumidos, não sujeitos à incidência de IRPJ e de CSLL, no montante que exceder os créditos ordinários que poderiam ter sido apurados em razão da sistemática da não-cumulatividade. 2. Incidência de honorários sobre o proveito econômico, o qual abrange os valores restituídos, compensados ou compensados de prejuízo fiscal. (TRF4, ApRemNec 5023688-88.2023.4.04.7003, 2ª Turma, Relator para Acórdão EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA, julgado em 20/05/2025)
 

Assim, na hipótese de créditos presumidos de ICMS "substitutivos, deve ser reconhecido o direito à exclusão da base de cálculo do IRPJ e da CSLL da diferença positiva entre o que foi concedido à impetrante como créditos presumidos pelo ente federado e o valor de quaisquer outros créditos ordinários que poderiam ser aproveitados.

Ficam ressalvadas, por, fim, as hipóteses em que não há apuração de créditos ordinários de ICMS pelo contribuinte, em razão de benefícios fiscais aplicados na etapa anterior da cadeia econômica (diferimento integral do ICMS na importação, por exemplo). Nesses casos, o valor do crédito presumido de ICMS representa renúncia fiscal do ente federado e, portanto, deve ser integralmente excluído da base de cálculo do IRPJ e da CSLL

2.3 Parcela dos créditos presumidos de ICMS "vinculados a Fundos"

Ainda, no julgamento do EREsp. n. 1.517.492/PR, o Superior Tribunal de Justiça também não se manifestou a respeito dos casos em que os créditos presumidos de ICMS são concedidos pelos Estados com a condição de que parte do benefício econômico obtido seja destinada a fundos estatais.

Nesses casos, os valores do crédito presumido de ICMS que retornam aos cofres estaduais por meio das contribuições obrigatórias a fundos específicos não constituem renúncia de receita pelo ente federado, não podendo ser excluídos da base de cálculo do IRPJ/CSLL.

Portanto, em relação a tais créditos presumidos de ICMS, somente é possível a aplicação do entendimento adotado pelo STJ no EREsp. n. 1.517.492/PR quanto aos valores que superarem as contribuições aos fundos estaduais, configurando efetiva renúncia de receita do Estado, que não se sujeita à tributação pela União por violação ao pacto federativo.

2.4 Caso concreto

No caso concreto, conforme se extrai do TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO Nº 165000000487706 (evento 1, DOC_IDENTIF5):

(...)

1.1. Fica concedido diferimento do ICMS devido por ocasião do desembaraço aduaneiro de mercadoria importada pelo próprio estabelecimento, para fins de comercialização, para a etapa seguinte a da entrada no estabelecimento importador.


1.2. Fica concedido crédito presumido, por ocasião da saída subsequente à entrada da mercadoria importada pelo próprio estabelecimento, para fins de comercialização, de modo a resultar em uma tributação do ICMS equivalente a:

(...)

Conforme se verifica, não se trata de crédito presumido "em substituição", pois não há apuração de créditos ordinários de ICMS pelo contribuinte, em razão de benefícios fiscais aplicados na etapa anterior da cadeia econômica (diferimento do ICMS na importação). Nestes casos, o valor do crédito presumido de ICMS representa renúncia fiscal do ente federado e, portanto, deveria ser integralmente excluído da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

Entretanto, extrai-se do TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO Nº  165000000487706 que a sua utilização está condicionada à contribuição mensal a fundos do estado:

8.3. A utilização deste tratamento tributário diferenciado está condicionada ao compromisso do estabelecimento importador de contribuir mensalmente para os seguintes fundos:

a) Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina, instituído pela Lei Complementar nº 407, de 2008, em montante equivalente a 2,0% (dois por cento) do valor mensal do crédito presumido decorrente da aplicação deste tratamento tributário diferenciado; e

b) Fundo de Desenvolvimento Social - FUNDOSOCIAL, instituído pela Lei nº 13.334, de 2005, em montante equivalente ao que resultar da aplicação da seguinte fórmula: [(0,4% x BC) - F], observados os itens 1 e 2 deste item:

Nesses casos, os valores do crédito presumido de ICMS que retornam aos cofres estaduais por meio das contribuições obrigatórias a fundos específicos não constituem renúncia de receita pelo ente federado, não podendo ser excluídos da base de cálculo do IRPJ/CSLL.

Portanto, em relação a tais créditos presumidos de ICMS, somente é possível a aplicação do entendimento adotado pelo STJ no EREsp. n. 1.517.492/PR quanto aos valores que superarem as contribuições aos fundos estaduais, configurando efetiva renúncia de receita do Estado, que não se sujeita à tributação pela União por violação ao pacto federativo.

Por fim, a superveniência da Lei 14.789/2023 (que conferiu nova base legal ao tratamento tributário das subvenções de investimento) não altera a orientação do STJ emanada do EREsp. 1.517.492/PR , permanecendo incabível a incidência do IRPJ/CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS, não havendo falar em limitação dos respectivos efeitos a 31/12/2023. Isso porque o fundamento jurídico da exclusão dos créditos presumidos de ICMS da base de cálculo de IRPJ e da CSLL não é o enquadramento como subvenção para investimento, mas o fato de que a tributação federal do benefício fiscal concedido pelos Estados viola o princípio federativo. Nesse sentido: TRF4, AC 5010590-02.2024.4.04.7100, 2ª Turma, Relator EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA, julgado em 17/09/2024; AC 50231681920234047201, Relator RÔMULO PIZZOLATTI, julgado na sessão virtual de 13 a 20/05/2025.

Cumpre referir, ademais, que a análise da natureza jurídica dos créditos de ICMS é intrínseca ao próprio julgamento, razão pela qual não se trata de inovação da discussão. A matéria trata apenas de questão meramente jurídica, já que se resume ao exame da legislação estadual, para definição da natureza dos créditos de ICMS em discussão nos autos (se créditos presumidos ou não). 

Merece parcial reforma, portanto, a sentença recorrida.

3. Compensação 

A Impetrante tem direito à compensação dos valores indevidamente recolhidos no período não prescrito a partir de 01/01/2024 (início da vigência da Lei 14.789/2023).

A compensação do indébito tributário, a ocorrer por iniciativa do contribuinte, mediante entrega de declaração de débitos e créditos, deverá atender ao disposto no art. 170-A do CTN, que veda o encontro de contas antes do trânsito em julgado da ação judicial em que se discute o tributo.

Como regra geral, a compensação poderá ser efetuada com débitos próprios do sujeito passivo, relativos a quaisquer tributos administrados pela Receita Federal do Brasil, nos termos do art. 74 da Lei nº 9.430/1996. Todavia, no que tange às contribuições previdenciárias - incluídas as substitutivas - e àquelas destinadas a terceiros, deverão ser observadas as restrições do art. 26-A da Lei nº 11.457/2007, incluído pela Lei nº 13.670/2018, e sua respectiva regulamentação (§ 2º).

Registre-se que a lei que regula a compensação tributária é a vigente à data do encontro de contas (STJ, REsp 1.164.452/MG, 1ª Seção, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJe 02/09/2010).

Caso não pretenda fazer uso da compensação, poderá pleitear a restituição dos valores pretéritos em ação própria (súmulas 269 e 271, do STF).

4. Atualização monetária e juros de mora

Os créditos serão corrigidos pela Taxa SELIC, a partir do mês seguinte ao do recolhimento indevido, nos termos do art. 39, § 4º, da Lei nº 9.250/95 e do art. 73 da Lei nº 9.532/97.

5. Consectários sucumbenciais

A União é isenta do pagamento de custas processuais no âmbito da Justiça Federal,  devendo restituir, no entanto, a metade dos valores adiantados pela parte adversa a esse título, atualizados pelo IPCA (Lei n. 9.289/1996, art.  4º, I, e parágrafo único). 

Sem honorários (art. 25 da Lei nº 12.016/2009).

6. Conclusão

Apelação da parte impetrante parcialmente provida para glosar a sentença no que tratou do período anterior à vigência da Lei 14.789, de 2023 (quando estava em vigor o art. 30 da Lei 12.973/14), nos termos do tópico 3 do voto do relator.

Apelação da União e remessa necessária parcialmente providas para determinar que somente constituem renúncia de receita, não sujeitos à incidência de IRPJ e de CSLL, os créditos recebidos pelo contribuinte no montante que exceder o valor retornado aos fundos estaduais.

7. Dispositivo

Ante o exposto, voto por dar parcial provimento à apelação do impetrante, à apelação da União e à remessa necessária. 



Documento eletrônico assinado por EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA, Desembargador Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://verificar.trf4.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 40005661451v3 e do código CRC c1db2d6e.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA
Data e Hora: 25/03/2026, às 09:01:25

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:40005851693
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

VOTO

Após iniciado na Turma, com apresentação de divergência, o julgamento foi suspenso para ter continuidade com a convocação de mais dois julgadores, na forma do art. 942 do Código de Processo Civil (Evento 39).

Incluído o processo na pauta da sessão virtual de 28 de maio a 05 de junho de 2026, a parte impetrante apresentou a petição do Evento 45, manifestando sua oposição ao julgamento virtual a pretexto de que pretende realizar sustentação oral.

Ora, com a devida vênia, entendo que não há justa causa para o ora requerido, uma vez que a sustentação oral já foi eficazmente realizada e gravada, com perfeição, em áudio e vídeo (Evento 35), e a ela têm pleno acesso os juízes da 1ª Turma que participarão do prosseguimento da sessão (Cód. de Proc. Civil, art. 942), agora sessão virtual.

Observo que o artigo 942 do Código de Processo Civil assegura às partes o direito de sustentar oralmente suas razões perante os novos julgadores - o que será feito mediante o acesso dos novos julgadores ao inteiro teor da sustentação oral já constante dos autos; não lhes assegura exatamente - como ora postulado -  o direito de realizar uma segunda sustentação oral. 

Cabe ainda enfatizar que o acesso à sustentação oral gravada e filmada nos autos (Evento 35) é mais produtivo que uma nova sustentação oral, uma vez que os juízes convocados para o prosseguimento do julgamento poderão assistir a sustentação original quantas vezes desejaram para melhor esclarecer-se, fazendo-o em casa ou alhures, no momento mais adequado para sua inteira compreensão.

Ante o exposto, voto por suscitar questão de ordem que resolvo com indeferir o requerimento de retirada do feito da pauta da sessão virtual (Evento 45).

 



Documento eletrônico assinado por RÔMULO PIZZOLATTI, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://verificar.trf4.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 40005851693v2 e do código CRC 0ff78a7b.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): RÔMULO PIZZOLATTI
Data e Hora: 05/06/2026, às 18:32:36

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:40005517910
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA. SENTENÇA EXTRA PETITA. CRÉDITOS PRESUMIDOS DE ICMS. IRPJ E CSLL. LEI Nº 14.789/2023. LEI EM TESE. AUSÊNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO. MANDADO DE SEGURANÇA DENEGADO.

I. CASO EM EXAME:
1. Mandado de segurança em que se busca excluir os créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL a partir do advento da Lei 14.789, de 2023. A sentença concedeu parcialmente a segurança, declarando o direito de não sujeitar à tributação de IRPJ e CSLL os créditos presumidos de ICMS, sem a exigência dos requisitos do art. 30 da Lei nº 12.973/2014, LC nº 160/2017 e Lei nº 14.789/2023, e limitou a exclusão aos créditos presumidos que superassem os efetivos créditos de ICMS substituídos, reconhecendo o direito à compensação. Ambas as partes apelaram.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO:
2. Há duas questões em discussão: (i) a ocorrência de julgamento extra petita na sentença ao abordar a matéria à luz da Lei nº 12.973/2014 e da LC nº 160/2017; (ii)  a possibilidade de exclusão de créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL sob a vigência da Lei nº 14.789/2023.

III. RAZÕES DE DECIDIR:
3. A sentença incorreu em julgamento extra petita ao abordar o regime jurídico anterior à Lei nº 14.789/2023 (art. 30 da Lei nº 12.973/2014), uma vez que o pedido da impetrante se restringia ao afastamento das disposições da nova lei, impondo-se a glosa do decisum no ponto.
4. O mandado de segurança não é cabível, pois a Lei nº 14.789/2023, ao instituir um novo regime jurídico de privilégio financeiro, não gera ameaça concreta a direito do impetrante, configurando-se como mandado de segurança contra lei em tese, o que é vedado pela Súmula 266 do STF
5. A revogação do regime jurídico anterior, constante do art. 30 da Lei nº 12.973/2014, pela Lei nº 14.789/2023 é legítima. A nova lei institui um privilégio financeiro, mais transparente e eficiente do que o privilégio tributário anterior, alinhando-se aos princípios constitucionais da publicidade e eficiência (CF/1988, art. 37) e à EC nº 109/2021.
6. Não existe direito adquirido a regime jurídico instituído por lei, sendo legítima a revogação do regime anterior pelo novo diploma legal, conforme entendimento do STF (RE 144.756).

IV. DISPOSITIVO E TESE:
7. Apelação da impetrante parcialmente provida. Apelação da União provida. Remessa necessária provida. Mandado de segurança denegado.
Tese de julgamento: 8. A Lei nº 14.789/2023, ao instituir um regime de privilégio financeiro para subvenções de investimento, não configura lei em tese passível de mandado de segurança preventivo, sendo legítima a alteração do regime jurídico anterior, sem direito adquirido.

___________
Dispositivos relevantes citados: CF/1988, art. 1º, art. 5º, LXXIII, art. 37, art. 60, § 4º, I, art. 151, I e III, art. 153, § 2º, I, art. 165, § 6º, art. 195; EC nº 109/2021, art. 4º, § 4º; CTN, art. 142; CPC, art. 141; Lei nº 12.016/2009, art. 14, § 1º; Lei nº 14.789/2023, art. 1º, art. 3º, art. 6º, art. 9º, art. 10, art. 11; Lei nº 12.973/2014, art. 30.
Jurisprudência relevante citada: STF, Súmula 266; STF, RE 144.756, Rel. Min. Moreira Alves, Tribunal Pleno, j. 18.03.1994; STJ, REsp nº 1.945.110/RS, Rel. Min. Gurgel de Faria, 1ª Seção, j. 26.04.2023.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu, por maioria, vencidos os Desembargadores Federais EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA e MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE, dar parcial provimento à apelação da impetrante e dar provimento à apelação da União e à remessa necessária, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Porto Alegre, 05 de junho de 2026.



Documento eletrônico assinado por RÔMULO PIZZOLATTI, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://verificar.trf4.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 40005517910v5 e do código CRC a7323123.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): RÔMULO PIZZOLATTI
Data e Hora: 05/06/2026, às 18:33:03

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 4ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 24/02/2026

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

PRESIDENTE: Desembargadora Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE

PROCURADOR(A): ALEXANDRE AMARAL GAVRONSKI

SUSTENTAÇÃO ORAL POR VIDEOCONFERÊNCIA: DIEGO VILLANI SAMPAIO SOUZA por RIO BRANCO COMERCIO E INDUSTRIA DE PAPEIS LTDA

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 24/02/2026, na sequência 25, disponibilizada no DE de 11/02/2026.

Certifico que a 2ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

APÓS A DISPENSA DA LEITURA DO RELATÓRIO, E OUVIDA A SUSTENTAÇÃO ORAL, FOI PEDIDO VISTA PELO RELATOR, FICANDO SOBRESTADO O JULGAMENTO.

MARIA CECÍLIA DRESCH DA SILVEIRA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 4ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 13/03/2026 A 20/03/2026

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

PRESIDENTE: Desembargadora Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE

PROCURADOR(A): MARCELO VEIGA BECKHAUSEN

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 13/03/2026, às 00:00, a 20/03/2026, às 16:00, na sequência 458, disponibilizada no DE de 04/03/2026.

Certifico que a 2ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

PROSSEGUINDO NO JULGAMENTO APÓS O VOTO DO DESEMBARGADOR FEDERAL RÔMULO PIZZOLATTI NO SENTIDO DE DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DA IMPETRANTE E DAR PROVIMENTO À APELAÇÃO DA UNIÃO E À REMESSA NECESSÁRIA, APÓS A DIVERGÊNCIA INAUGURADA PELO DESEMBARGADOR FEDERAL EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA NO SENTIDO DE DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DO IMPETRANTE, À APELAÇÃO DA UNIÃO E À REMESSA NECESSÁRIA, NO QUE FOI ACOMPANHADO PELA DESEMBARGADORA FEDERAL MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE, O JULGAMENTO FOI SOBRESTADO NOS TERMOS DO ART. 942 DO CPC/2015.

Votante: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

Votante: Desembargador Federal EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA

Votante: Desembargadora Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE

MARIA CECÍLIA DRESCH DA SILVEIRA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 4ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 28/05/2026 A 05/06/2026

Apelação/Remessa Necessária Nº 5023549-93.2024.4.04.7200/SC

RELATOR: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

PRESIDENTE: Desembargadora Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE

PROCURADOR(A): JOÃO GUALBERTO GARCEZ RAMOS

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 28/05/2026, às 00:00, a 05/06/2026, às 16:00, na sequência 99, disponibilizada no DE de 19/05/2026.

Certifico que a 2ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

PROSSEGUINDO NO JULGAMENTO, A 2ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, ACOLHER A QUESTÃO DE ORDEM QUE INDEFERIU O PEDIDO DE RETIRADA DE PAUTA DO PRESENTE PROCESSO, E DECIDIU, POR MAIORIA, VENCIDOS OS DESEMBARGADORES FEDERAIS EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA E MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE, DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DA IMPETRANTE E DAR PROVIMENTO À APELAÇÃO DA UNIÃO E À REMESSA NECESSÁRIA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

Votante: Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI

Votante: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

Votante: Desembargador Federal LEANDRO PAULSEN

MARIA CECÍLIA DRESCH DA SILVEIRA

Secretária

MANIFESTAÇÕES DOS MAGISTRADOS VOTANTES

Voto - GAB. 23 (Des. Federal RÔMULO PIZZOLATTI) - Desembargador Federal RÔMULO PIZZOLATTI.

Estou apresentando questão de ordem propondo o indeferimento do pedido de retirada de pauta.



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 21:41:54.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas