Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300, Gab. Desembargadora Federal Luciane A. Corrêa Münch - 5º andar - Bairro: Praia de Belas - CEP: 90010-395 - Fone: (51)3213-3222 - Email: gluciane@trf4.jus.br

Apelação Cível Nº 5022475-13.2024.4.04.7100/RS

RELATORA: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta em face de sentença que julgou improcedentes os embargos à execução fiscal. O juízo de primeiro grau afastou a alegação de prescrição intercorrente, por entender que a adesão a programas de parcelamento interrompeu o fluxo do prazo prescricional. Também rejeitou a tese de impenhorabilidade do imóvel, concluindo, com base em certidões de constatação elaboradas por oficiais de justiça, que o bem não servia de residência permanente para a entidade familiar, descaracterizando-o como bem de família (evento 37, SENT1).

A parte apelante suscita, em preliminar, a nulidade da sentença por cerceamento de defesa, argumentando que o indeferimento da produção de prova testemunhal a impediu de comprovar o uso residencial do imóvel. No mérito, reitera a ocorrência da prescrição intercorrente, devido a supostos longos períodos de inércia processual, e insiste na impenhorabilidade do bem, afirmando ser sua única moradia. Pede, preliminarmente, a anulação da sentença para reabertura da instrução processual e, no mérito, a reforma da decisão para extinguir a execução ou para levantar a penhora sobre o imóvel (evento 42, APELAÇÃO1).

Com contrarrazões (46.1).

É o relatório.

VOTO

 

Admissibilidade

Recebo o recurso, eis que adequado e tempestivo.

Prescrição Intercorrente

Controverte-se acerca da eventual ocorrência da prescrição intercorrente em execução fiscal ajuizada para a cobrança de tributos devidos à União.

Regem a prescrição intercorrente as teses fixadas pelo Superior Tribunal de Justiça em recursos repetitivos de recurso especial nos temas 566 a 571 (REsp 1340553):

566. O prazo de 1 (um) ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80 - LEF tem início automaticamente na data da ciência da Fazenda Pública a respeito da não localização do devedor ou da inexistência de bens penhoráveis no endereço fornecido, havendo, sem prejuízo dessa contagem automática, o dever de o magistrado declarar ter ocorrido a suspensão da execução.

567. Havendo ou não petição da Fazenda Pública e havendo ou não pronunciamento judicial nesse sentido, findo o prazo de 1 (um) ano de suspensão inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável.

568. A efetiva constrição patrimonial e a efetiva citação (ainda que por edital) são aptas a interromper o curso da prescrição intercorrente, não bastando para tal o mero peticionamento em juízo, requerendo, v.g., a feitura da penhora sobre ativos financeiros ou sobre outros bens.

569. Havendo ou não petição da Fazenda Pública e havendo ou não pronunciamento judicial nesse sentido, findo o prazo de 1 (um) ano de suspensão inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável.

570. A Fazenda Pública, em sua primeira oportunidade de falar nos autos (art. 245 do CPC/73, correspondente ao art. 278 do CPC/2015), ao alegar nulidade pela falta de qualquer intimação dentro do procedimento do art. 40 da LEF, deverá demonstrar o prejuízo que sofreu (exceto a falta da intimação que constitui o termo inicial - 4.1., onde o prejuízo é presumido), por exemplo, deverá demonstrar a ocorrência de qualquer causa interruptiva ou suspensiva da prescrição.

571. A Fazenda Pública, em sua primeira oportunidade de falar nos autos (art. 245 do CPC/73, correspondente ao art. 278 do CPC/2015), ao alegar nulidade pela falta de qualquer intimação dentro do procedimento do art. 40 da LEF, deverá demonstrar o prejuízo que sofreu (exceto a falta da intimação que constitui o termo inicial - 4.1., onde o prejuízo é presumido), por exemplo, deverá demonstrar a ocorrência de qualquer causa interruptiva ou suspensiva da prescrição.

O STJ, no julgamento do REsp 1.340.553/RS, repetitivo de controvérsia, adotou entendimento no sentido de que o prazo de suspensão previsto no §2º do art. 40 da LEF soma-se ao lapso de 5 anos correspondente à prescrição intercorrente.

Ademais, o Supremo Tribunal Federal recentemente, no julgamento do Recurso Extraordinário nº 636562, apreciando o Tema 390, fixou a seguinte tese:

"É constitucional o art. 40 da Lei nº 6.830/1980 (Lei de Execuções Fiscais – LEF), tendo natureza processual o prazo de 1 (um) ano de suspensão da execução fiscal. Após o decurso desse prazo, inicia-se automaticamente a contagem do prazo prescricional tributário de 5 (cinco) anos"

Desse modo, considerou que a suspensão de um ano prevista no art. 40 da LEF trata-se de mera condição processual para o início da contagem do prazo (e não hipótese nova de suspensão ou interrupção da prescrição), podendo ser disciplinado por lei ordinária nacional (art. 22, I, da CF/88). Aplica-se, portanto, a quaisquer créditos inscritos em dívida ativa, tributários e não-tributários.

No caso dos autos, a executada foi citada em 19/03/2004 (2.4 pg. 7). Não tendo sido localizados bens penhoráveis em seu poder, a União foi intimada dessa circunstância em 16/07/2004 (evento 2, DOC6 pg. 14).

Posteriormente, em 22/05/2006, a União requereu a penhora dos imóveis de propriedade da executada, registrados sob os nºs 122.990 e 122.991 no Registro de Imóveis da 3ª Zona de Porto Alegre (evento 2, PET9). O pedido foi deferido em 26/03/2007, com a ressalva de que se verificasse se os bens não estavam protegidos pela impenhorabilidade prevista na Lei nº 8.009/1990 (2.10).

Como não foi localizada o endereço informado, foi necessário oficiar ao Juízo da 3ª Vara Criminal, que comunicou novo endereço da devedora (evento 2, OFÍCIO_C14). Diante disso, em 05/06/2009, a União reiterou o pedido de penhora dos imóveis pertencentes à executada (evento 2, PET17).

Após, a executada aderiu a programa de parcelamento do débito, permanecendo a exigibilidade suspensa no período de 03/09/2009 a 17/12/2014, conforme as informações prestadas pela Fazenda Pública (evento 13, INF2).

Posteriormente, houve nova inclusão em parcelamento pelo SISPAR, no período de 16/02/2017 a 16/03/2019 (evento 13, INF2). Diante da informação acerca da rescisão do parcelamento, a União, em 11/09/2023, requereu novamente a penhora do imóvel matriculado sob o nº 13.405 no Registro de Imóveis da 2ª Zona de Porto Alegre (20.1). O pedido foi deferido em 19/02/2024, tendo o termo de penhora sido lavrado em 13/03/2024 (evento 26, TERMOPENH1)

A adesão a parcelamento administrativo do débito interrompe o curso do prazo prescricional, que volta a fluir com a exclusão formal do contribuinte do programa (TRF4, AG 5041029-24.2022.4.04.0000, Primeira Turma, Relator Alexandre Rossato da Silva Ávila, juntado aos autos em 04/04/2023).

Assim, considerados os períodos de parcelamento e os demais marcos temporais relevantes, constata-se que não transcorreu o prazo quinquenal necessário à configuração da prescrição intercorrente.

Afastada a ocorrência da prescrição intercorrente, passa-se ao exame da preliminar de cerceamento de defesa relacionada à alegação de impenhorabilidade do imóvel.

 Impenhorabilidade

A controvérsia cinge-se a definir se a alternância de períodos de ocupação do imóvel matriculado sob o nº 13.405 descaracteriza a proteção legal da impenhorabilidade.

A Lei nº 8.009/1990 estabelece em seu art. 1º que o imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar é impenhorável, e no art. 5º dispõe que se considera residência o único imóvel utilizado para moradia permanente. A interpretação teleológica da norma indica que não se busca a proteção do devedor contra suas dívidas, mas sim a tutela da entidade familiar, garantindo-lhe o patrimônio mínimo existencial, razão pela qual as hipóteses permissivas da penhora é que devem receber interpretação restritiva.

Nesse cenário, o Superior Tribunal de Justiça, tem afastado a exigência da presença física contínua do proprietário quando a destinação do bem à proteção da família resta evidenciada.

É o que se extrai, por exemplo, da inteligência da Súmula 486 do STJ, que estende a impenhorabilidade até mesmo ao imóvel locado a terceiros, desde que a renda viabilize a subsistência familiar.

No mesmo sentido, o STJ já assentou que a desocupação temporária, a ausência por fato de terceiro ou mesmo o fato de o imóvel estar em fase de construção não afastam, por si sós, a qualificação do bem de família (REsp n. 1.960.026/SP, relator Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, julgado em 11/10/2022, DJe de 29/11/2022).

A proteção, portanto, recai sobre a finalidade protetiva da entidade familiar, e não sobre o uso diuturno do bem.

No caso concreto, a sentença considerou que a ausência de permanência contínua, certificada pelo Oficial de Justiça em razão das viagens da executada para a fronteira, desnaturaria a proteção legal.

Entretanto, a alternância entre Porto Alegre e o interior não elimina, por si só, a destinação residencial do bem. O conjunto probatório e as próprias certidões dos Oficiais de Justiça atestam que a recorrente utiliza o imóvel em conjunto com seu filho (interditado) (29.1), intercalando os períodos na capital para a realização de tratamentos médicos, com idas ao interior (Uruguaiana), onde presta assistência a uma irmã idosa e doente. Sendo o único imóvel registrado em seu nome (1.12), competia ao exequente comprovar que houve mudança definitiva de domicílio ou abandono do imóvel, o que não ocorreu nos autos. A alternância de períodos, sem prova de abandono definitivo, não descaracteriza o bem de família.

Nesse sentido, a ausência de abandono material resta corroborado pela prova documental, que demonstra a manutenção e pagamento das despesas, a exemplo das cotas condominiais (1.6) e faturas de energia elétrica em noma da própria embargante (1.5), bem como serviços de internet/telecomunicação em nome de sua filha (19.1).

Ademais, o caso exige a obrigatória aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, de observância obrigatória no Poder Judiciário por força da Resolução do CNJ nº 492/2023. 

O referido Protocolo orienta a magistratura a analisar os litígios considerando a categoria estrutural da divisão sexual do trabalho, reconhecendo que o "trabalho reprodutivo ou de cuidado" (voltado à assistência de idosos e pessoas com deficiência) é historicamente e majoritariamente absorvido pelas mulheres de forma não remunerada (Conselho Nacional de Justiça. Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero.Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, 2021. Disponível no portal oficial do CNJ (www.cnj.jus.br).

No contexto fático dos autos, a prova documental e a própria certificação judicial demonstram que a intermitência na ocupação do imóvel pela apelante possui um nexo causal direto com essa sobrecarga de obrigações, qual seja, o exercício do cuidado intrafamiliar (assistência contínua a um filho interditado e a uma irmã idosa enferma em municípios distintos).

No ponto, adotar uma interpretação literal e restritiva do conceito de "moradia permanente" (art. 5º da Lei nº 8.009/1990) no presente caso significaria aplicar uma norma aparentemente neutra com um impacto desproporcional e negativo, penalizando patrimonialmente a executada justamente pelo cumprimento de deveres de cuidado familiar.

Dessa forma, caracterizada a destinação residencial do bem como ponto de apoio material da família e inexistindo provas de abandono ou mudança de ânimo definitivo, a ausência física temporária e justificada pelo exercício de tarefas de cuidado a familiares vulneráveis não afasta a proteção legal.

Pelo exposto, deve ser reformada a sentença, julgar procedentes os embargos e declarar a impenhorabilidade do imóvel de matrícula nº 13.405 do Registro de Imóveis da 3ª Zona de Porto Alegre-RS, determinando o imediato levantamento da restrição nos autos da execução fiscal vinculada.

Resta prejudicada a preliminar de cerceamento de defesa.

Ônus Sucumbenciais

Por força do provimento, inverto os ônus sucumbenciais, com a condenação da Fazenda Nacional ao pagamento de honorários advocatícios em favor do patrono da embargante nos percentuais mínimos dos incisos do § 3º do art. 85 do CPC, sobre o valor atualizado da causa limitado ao valor da execução fiscal.

Prequestionamento

Saliento que o enfrentamento das questões apontadas em grau de recurso, bem como a análise da legislação aplicável são suficientes para prequestionar junto às instâncias Superiores os dispositivos que as embasam. Deixo de aplicar os dispositivos legais tidos como aptos a obter pronunciamento jurisdicional diverso do que até aqui foi declinado. Dessa forma, evita-se a necessidade de oposição de embargos de declaração tão somente para este fim, o que evidenciaria finalidade procrastinatória do recurso, passível de cominação de multa (art. 1.026, § 2º, do CPC).

Dispositivo

Ante o exposto, voto por dar provimento à apelação para reconhecer a impenhorabilidade do imóvel de matrícula nº 13.405 e determinar o levantamento da penhora.



Documento eletrônico assinado por LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH, Desembargadora Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://verificar.trf4.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 40005893746v33 e do código CRC 352ad76a.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH
Data e Hora: 13/08/2026, às 11:45:22

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:32:02.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:40005893747
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300, Gab. Desembargadora Federal Luciane A. Corrêa Münch - 5º andar - Bairro: Praia de Belas - CEP: 90010-395 - Fone: (51)3213-3222 - Email: gluciane@trf4.jus.br

Apelação Cível Nº 5022475-13.2024.4.04.7100/RS

RELATORA: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. IMPENHORABILIDADE. BEM DE FAMÍLIA. TEMA 390/STF. TEMA 566-571/STJ. SÚMULA 468/STJ. PROTOCOLO PARA JULGAMENTO COM PERSPECTIVA DE GÊNERO (CNJ RES. 492/2023). APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDA.

1. A adesão a programa de parcelamento administrativo do débito interrompe o curso do prazo prescricional, que volta a fluir com a exclusão formal do contribuinte do programa, conforme entendimento consolidado pelo STJ (Temas 566-571) e STF (Tema 390), não se configurando a prescrição intercorrente no caso concreto diante dos sucessivos parcelamentos.

2. A Lei nº 8.009/1990 visa proteger o direito fundamental à moradia e o patrimônio mínimo existencial da entidade familiar, sendo impenhorável o único imóvel utilizado para moradia permanente, mesmo que haja desocupação temporária ou alternância de residência, desde que a destinação protetiva do bem seja mantida e não haja prova de abandono definitivo.

3. A intermitência na ocupação do imóvel pela executada, motivada pelo exercício de deveres de cuidado intrafamiliar (assistência a filho interditado e a irmã idosa enferma em municípios distintos), não descaracteriza a moradia permanente. A aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero (Res. CNJ n° 492/2023) impõe uma interpretação da Lei nº 8.009/1990 que não penalize a mulher pelo cumprimento de obrigações de cuidado, reconhecendo a impenhorabilidade do bem.

4. Apelação provida para reconhecer a impenhorabilidade do imóvel, determinando o levantamento da penhora e invertendo os ônus sucumbenciais.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu, por unanimidade, dar provimento à apelação para reconhecer a impenhorabilidade do imóvel de matrícula nº 13.405 e determinar o levantamento da penhora, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Porto Alegre, 12 de agosto de 2026.



Documento eletrônico assinado por LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH, Desembargadora Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://verificar.trf4.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 40005893747v8 e do código CRC 82c4a0a2.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH
Data e Hora: 13/08/2026, às 11:45:22

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:32:02.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 4ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 12/08/2026

Apelação Cível Nº 5022475-13.2024.4.04.7100/RS

RELATORA: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

PRESIDENTE: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

PROCURADOR(A): RICARDO LUÍS LENZ TATSCH

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 12/08/2026, na sequência 208, disponibilizada no DE de 31/07/2026.

Certifico que a 1ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 1ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, DAR PROVIMENTO À APELAÇÃO PARA RECONHECER A IMPENHORABILIDADE DO IMÓVEL DE MATRÍCULA Nº 13.405 E DETERMINAR O LEVANTAMENTO DA PENHORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

Votante: Desembargadora Federal LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH

Votante: Juíza Federal ADRIANE BATTISTI

Votante: Desembargador Federal MARCELO DE NARDI

MARIA CECÍLIA DRESCH DA SILVEIRA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:32:02.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas